Como aprender o inglês


piqrcode10

Trabalhei como professor de inglês, e durante esse tempo todo o que mais me atiçava a curiosidade era querer descobrir por que as pessoas não conseguiam repetir com a pronúncia correta. Americano nato repete São Paulo como Sam Palo e acha bonito. Brasileiro da gema comete essa mesma categoria de erro sem se tocar. Nenhum dos dois percebe que está repetindo errado o que acaba de ouvir. Mas as crianças conseguem distinguir e discriminar as sutilezas. O mecanismo surpreende.

 

A revelação veio num artigo da Profª Janet Werker na Universidade de British Columbia no Canadá. Ela descobriu que todos nós somos ouvintes universais quando bebês mas adquirimos uma surdez seletiva aos 8 meses de idade. Esta surdez favorece os idiomas que ouvimos no cotidiano e desestimula ou exclui os sons alheios aos idiomas com os quais interagimos nessa etapa do crescimento. Assim, cada um se torna ouvinte nativo e teima em favorecer a sua língua materna.
Seu artigo mais importante, intitulado “Becoming a Native Listener“, apareceu na revista American Scientist, Volume 77, em 1989.

O valor prático de todo o experimento que ela realizou se resume em dois fatos:

  • Quem tem mais de oito meses de idade perdeu a chance de tomar o caminho fácil e vai ter que treinar com uma certa intensidade durante pelo menos um ano.
  • Nunca antes na história da humanidade isso foi tão fácil quanto hoje, graças à física quântica e os transístores que resultaram da sua aplicação.

Basta vc aplicar um pouco de disciplina, pois o processo de discriminação que, quando bebê, levaria uns 3 meses, agora requer um ano de prática.
Faça assim:
1. Compre um tocador de mp3 que funciona com pilha AAA, de preferência que tenha encaixe USB embutido. Procure headsets confortáveis, mais do que um, para trocar de vez em quando.
2. Baixe livros falados do Gutenberg.org e coloque no player.
3. Repita cada palavra de cada conto, concentrando na pronúncia perfeita. A pronúncia é o importante, compreensão vem depois, como em qualquer bebê.

Os mp3 players que eu gosto são esse e esse outro da RCA. Qualquer modelo parecido permite que você pare a gravação para depois retomar – até mesmo quando trocar a bateria. É importante poder trocar a bateria.

Compre baterias recarregáveis para uso caseiro e descartáveis para viajar e como reserva. Com isso vc não só aprende inglês, como pode dominar várias matérias relevantes. Para quem já domina o básico, Audible.com oferece assinaturas de livros falados.

Mais tarde você aprenderá a converter vídeos do Youtube em mp3 e a cortar trechos e mudar o volume com softwares de áudio. Mas esse treinamento, ouvir e repetir, você deverá fazer com toda caminhada e nas refeições em vez de assistir televisão. Repare que todo esse processo é por áudio, sem leitura visual. Depois de dominar a pronúncia, fica mais fácil desapegar do sotaque e resistir a tentação de aplicar as regras idiomáticas erradas no ato de leitura de texto.  O mundo inteiro se transforma numa sala de aula, mas com nítidas distinções entre os idiomas.

Se essa dica lhe for de alguma utilidade, por favor faça a obra de caridade de ensinar esse truque aos locutores “bilíngues” que gravam os anúncios de vôos e de saídas de ônibus nos aeroportos e nas rodoviárias.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s