Lysander Spooner, Libertário, fascículo 21


spoonerliberalO bom entendedor já divisa, nas entrelinhas das polêmicas do Spooner, a atitude libertária do jornalista H.L. Mencken e não a atitude incendiária e assassina que motivava os anarquistas que bombardeavam e baleavam os arquiduques e arcebispos das metrópoles monárquicas da velha Europa. A recessão severa que abalava os Estados Unidos teve início em 1837, com a reação chinesa à exportação do entorpecente escravizante da dormideira de origem indiana. As duas levas das guerras do ópio, e a agressão ao México pelo ouro da Califórnia prolongaram a miséria na qual minguavam as finanças do jovem país. O monopólio dos correios em 1844 enfrentou em Spooner El ingenioso hidalgo Don Quixote, que agora voltava para consolar os aflitos e afligir os consolados na esteira de mais uma guerra de conquista.

XV

Nos princípios gerais do direito e da razão, os compromissos da soldadesca, de que servirão por determinado número de anos, de que obedecerão aos seus superiores hierárquicos, de que manterão verdadeira fieldade para com o governo, e assim por diante, não são de obrigatoriedade alguma. Independente do caráter criminal de tal compromisso, de que, durante tantos anos, cada qual matará a tantos quanto for comandado matar, sem exercer critério próprio ou se conscientizar quanto ao juízo ou necessidade da matança, existe outro motivo pelo qual o compromisso do soldado não acarreta obrigatoriedade alguma, viz., é que, como todos os demais compromissos citados, é feito para com ninguém. Inexistindo, em qualquer sentido legítimo, governo tal qual “o governo dos Estados Unidos”, o compromisso do soldado, ou o contrato firmado com tal nação ou governo, é necessariamente um compromisso ou contrato firmado com ninguém. E por conseguinte, tal compromisso ou contrato não seria de obrigatoriedade alguma.

Continua…

Find out the juicy details behind the mother of all economic collapses. Prohibition and The Crash–Cause and Effect in 1929 is available in two languages on Amazon Kindle, each at the cost of a pint of craft beer.

Brazilian blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s