O tradutor brasileiro é explorado?


indigestQuem é impedido de competir, é explorado. Para dar uma noção das diferenças, vamos comparar a situação de um tradutor autônomo no Texas.

O texano que acordar às oito da manhã consegue tirar senha no cartório às nove horas. Lá, preenche uma folha, paga 35 dólares e tem nome de firma garantido por 10 anos. Se chegar no banco às 10 horas com uns 300 dólares, consegue abrir uma conta comercial e pedir cartão de crédito/débito e ainda ganha talão de cheques. Com o talão dá pra encomendar cartões de visita na gráfica e com o cartão, registrar o nome como URL na internet por $10 e apontar para um site ou blog gratuito para mostrar as credenciais. No dia seguinte já tem empresa, conta comercial, cartões de visita, presença na internet, já pode abrir uma conta no PayPal e ter clientes na Europa se quiser. Uma Dell usada custa duzentos dólares com garantia de um ano.

Aliás, eles até dispensam o registro de razão social.

Agora pense bem no que é necessário para você abrir uma microempresa individual, quanto tempo isso leva e quais os custos e as cobranças impostas pelos 32 partidos saqueadores.

Porque isso? Lá como no Brasil existem partidos comunistas, fascistas, socialistas e proibicionistas: o PC, o partido Verde, os democratas, socialistas e republicanos estão todos ali pedindo aumento de impostos, regulamentação, burocracia, multas e voz de prisão. Liberdade ou direitos individuais nem pensar. Mas existe também o partido Libertário. Este partido de não agressão, formado em 1971 em oposição ao militarismo desvairado do Richard Nixon, acredita que a função do governo–que, afinal, não passa de um monopólio sobre a coação–é aquela que consta da Declaração da Independência: garantir os direitos individuais da pessoa de ser feliz e incoacta. Mesmo sem dinheiro e com com poucos votos, bastou o começo da organização deste partido para acabar com o alistamento forçado, e ao longo dos últimos 45 anos vem diminuindo o número de funcionários do governo federal. O programa do partido é bem simples, e aparece no LP.org em inglês e espanhol.

Não se fala muito nisso, até mesmo porque o governo americano, graças a uma lei que o presidente Nixon assinou dentro de 24 horas da formação do Partido Libertário, pega dinheiro do contribuinte para subsidiar as campanhas dos velhos partidos entrincheirados que infiltram toda a programação. A maioria dos cidadãos nem suspeita que existem outros partidos que não o republicano e democrata. Mas os políticos sabem. Afinal, são os políticos e seus juízes que fazem as leis e as burocracias que impossibilitam a autonomia do tradutor.

Agradecimentos ao chargista cearense Newton Silva.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s